Serviço de Saúde da Cidade de Maputo honra 10 médicas .
Maputo 29 de Março de 2021 – O Serviço de Saúde da Cidade de Maputo atribuiu, hoje (29/03), diplomas de honra à dez médicas que têm vindo a destacar-se na luta contra a Covid-19. O empenho demonstrado estando na linha da frente contra a pandemia foi o critério principal utilizado para a atribuição do prémio.
Trata-se de um gesto de reconhecimento que visa encorajar a classe médica e foi feito no âmbito do Dia do Médico Moçambicano, que é celebrado a 28 de Março. As dez médicas laureadas, na Cidade de Maputo, pertencem as unidades sanitárias da Polana Caniço; José Macamo; e Chamanculo.
A cerimónia de entrega dos diplomas foi presidida pela Secretária de Estado da Cidade de Maputo, Sheila Santana. Na ocasião, a dirigente reconheceu que o esforço feito pelos médicos, no combate ao novo corona vírus, é imensurável, pois é uma entrega que já custou a vida de alguns profissionais de saúde.
“Endereçamos a nossa homenagem às médicas e médicos. Através de vós e todos profissionais de saúde, nesta complexidade plena de riscos, tudo é feito para que o nosso sistema nacional de saúde esteja acessível e a altura das necessidades dos que dele precisam e dependem”, considerou Sheila Santana.
Durante a sua intervenção, a Directora de Saúde da Cidade de Maputo, Sheila Lobo, assegurou que os médicos das unidades sanitárias de Maputo tudo farão para continuar a servir bem aos moçambicanos.
“Apesar de termos locais específicos para o internamento dos pacientes com Covid-19, todos profissionais de saúde estão na linha da frente neste combate contra a pandemia”, garantiu Sheila Lobo.
O presidente da associação médica, Milton Tatia, disse que o futuro é de muita expectativa não obstante as dificuldades que a classe médica enfrenta no país, um sentimento igualmente partilhado por Patrícia Nhatitima, uma das médicas galardoadas.“Decidimos dedicar esta semana aos colegas perecidos por conta desta doença e aos que se dedicaram ao atendimento do nosso povo no meio de tantas adversidades. Ontem homenageamos os que perderam a vida durante este combate, e hoje reconhecemos os que têm se destacado na luta contra a Covid-19. Este é um gesto louvável da Secretaria do Estado da Cidade de Maputo”, elogiou Tatia.
“Tivemos de fazer um reajuste em praticamente todas unidades sanitárias de forma a garantir, que estejamos aptos para combater a pandemia e atender a demanda dos pacientes”, explicou a médica Patrícia Nhatitima, quando questionada sobre o exercício feito para dar uma resposta a altura para momento que o mundo vive.
Referira-se que a Cidade de Maputo foi o epicentro da pandemia ao nível do país, possuindo até ao momento o maior número de casos e óbitos confirmados. Devido as restrições causadas pela Covid-19, não foi possível que os 253 médicos da Cidade de Maputo participassem da cerimónia de entrega dos diplomas de honra aos seus colegas de profissão. O evento aconteceu na Secretaria de Estado da Cidade de Maputo, situado na capital do país.
Contactos de imprensaAmina Chacame – +258 84 450 1799
Dalton Sitoe – +258 861568711
E-mail: info@ariellaboats.com
site: ariellaboats.com
O Nosso Maior valor é a Vida.