Dia 15 de Novembro Encontro com as Parteiras Tradicionais no Distrito de KaNyaka

 

Decorreu no dia 15 de Novembro do ano em curso o encontro com as Parteiras tradicionais de KaNyaka, o encontro tinha como objectivo Envolver líderes e provedores de cuidados de saúde nas comunidades, em especial as Parteiras Tradicionais, em acções de promoção da saúde e prevenção de doenças, bem como apoiarem no encaminhamento das mulheres gravidas para as consultas pré́-natais, Incentivar as parturientes a terem parto na maternidade e as puérperas a frequentar a Consulta Pós-parto, do Recém-nascido. Promover o aleitamento materno e o cumprimento do calendário vacinal. O evento foi dirigido pela Sra. Sheila Dimande – Esposa do Secretario de Estado na Cidade de Maputo onde na sua intervenção disse que: as parteiras tradicionais são mulheres que prestam assistência as parturientes antes, durante e após os partos. Não só assistem as mulheres nas unidades sanitárias, mas também, educam, emponderam e habilitam mulheres a levar vidas mais saudáveis, a conhecer e exercer os seus direitos de saúde sexual e reprodutiva e fez a entrega de kit’s a todas parteiras tradicionais, com o objectivo de garantir que toda gravidez seja desejada, e o parto seja seguro.

Estiveram presentes no encontro Directora do SSCM, Departamento de Saúde do SSCM, APARMO, Representante do Vereador Municipal de KaNyaka, Regulo e parteiras tradicionais.

O Nosso Maior Valor é a Vida

Dia 18 de Novembro – Dia Mundial do Bebe Prematuro

 

 

Alusivo ao dia do prematuro O Serviço de Saúde da Cidade de Maputo, realizou no dia 18 de Novembro, a cerimônia do Dia Mundial do Bebe Prematuro sob o lema “Garanta o contacto pele a pele com os Pais desde o momento de nascimento”, Que decorreu no Hospital Geral de Mavalane, a cerimônia foi dirigida por Sua. Excelência Secretário de estado na Cidade de Maputo Vicente Joaquim. Que na ocasião efectuo uma visita ao Berçário do HGM. Onde fez a entrega de enxovais aos bebés prematuros e inteirou-se do funcionamento deste serviço. 

Na sua intervenção o a Directora do SSCM – Dra. Sheila Lobo, afirmou que a comemoração do Dia do bebe prematuro não é apenas uma homenagem aos prematuros mas também aos Pais e Profissionais de saúde envolvidos disse ainda esta experiencia do pacote mãe canguru que incluiu contacto pele a pele amamentação exclusiva reduz substancialmente a mortalidade hospitalar e doenças graves nos prematuros.

E no seu discurso o Secretário de estado na Cidade de Maputo – Vicente Joaquim disse que este lema foi escolhido com o objectivo de chamar atenção sobre os cuidados hospitalares e domiciliares a ter com crianças nascidas prematuramente.

O dia mundial da prematuridade é celebrado em mais de 50 países desde o ano de 2009 com o objectivo de se elevar a consciencialização sobre o parto prematuro e refletir sobre as estratégias para reduzir as taxas de prematuridade, garantir que melhores cuidados sejam oferecidos aos bebes e suas famílias. No nosso Pais esta data e comemorada desde 2015 como forma de alertar as mães para planificar na sua gravidez, cumprir com as consultas pré-natais, a fim de ter uma assistência adequada, evitar o parto prematuro e consequentemente complicações na saúde da mãe e do bebe. E na ocasião fez a entrega de equipamentos hospitalares de enxovais, kits de prematuro, incubadoras, aparelho de fototerapia e Material informático para SIS-H